Em destaque

SARS-CoV-2 em animais – O que deve nos preocupar na relação com a saúde humana e o bem estar único?

Via CRMV-MG

O CRMV-MG, por meio da Comissão de Saúde Pública, realiza no próximo dia 26 de novembro, de 18h às 20h, o evento “SARS-CoV-2 em animais – O que deve nos preocupar na relação com a saúde humana e o bem estar único?”. O encontro será realizado online, através do canal Youtube do CRMV-MG e conta com o apoio da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e da Rede One Health Brasil. 

Clique aqui para assistir ao eventohttps://www.youtube.com/watch?v=cnwbK5pL-W8

 As questões que envolvem a temática, serão abordadas por profissionais especialistas em diferentes segmentos, entre eles, o presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-MG, dr. José Renato Costa, que destaca a importância do evento. “Esse encontro permitirá um amplo debate nacional de questões ligadas ao tema e visa discutir propostas de encaminhamento. Dessa forma, sua contribuição é de extrema importância no debate e discussão de políticas na área”, avalia.

Confira abaixo os nomes dos participantes e suas respectivas instituições / órgãos ligados à Medicina Veterinária, bem como quais temas serão abordados por cada um:

PAINEL

SARS-CoV-2 em animais – O que deve nos preocupar na relação com a saúde humana e o bem estar único?

Tema/Painelistas (20 min por convidado):

SARS-CoV-2 em animais: O que sabemos e o que podemos esperar?

Helio Autran de Morais  – Oregon State University – Carlson College of Veterinary Medicine

Como a academia tem buscado contribuir para entender melhor a infecção pelo SARS-CoV-2 em animais?

Alexander Welker Biondo – Universidade Federal do Paraná, Coordenador Nacional do PetCOVID-19 Study

Relato da experiência do registro do primeiro caso de infecção pelo SARS-CoV-2 em gato no Brasil

Luciano Nakazato – Universidade Federal do Mato Grosso

Notificação de SARS-CoV-2 em animais no Brasil e o papel das agências oficiais de saúde animal

Márcia Mourão – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Riscos e cuidados no contexto da saúde única

Renato Alves – Ministério da Saúde

Moderadores:

David Soeiro Barbosa – Universidade Federal de Minas Gerais, Comissão de Saúde Pública do CRMV-MG, Rede One Health Brasil

José Renato de Rezende Costa – Comissão de Saúde Pública do CRMV-MG e CNSPV/CFMV

Nélio Batista de Morais – Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária – CFMV

Tópicos/Debatedores (5 min de intervenção):

O olhar na perspectiva do serviço público de saúde municipal – Maria Helena Franco Morais – Prefeitura de Belo Horizonte e Comissão de Saúde Pública do CRMV-MG

Recomendações para o bem estar único no contexto da pandemia – Vitor Marcio Ribeiro – ANCLIVEPA

Qual o papel da sociedade civil organizada? Vânia Plaza Nunes – Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

Diagnóstico/Vigilância laboratorial – Luiz Eduardo Ristow – Tecsa Laboratórios Saúde Animal

Riscos na relação humano-animal – Frederico Amâncio – Médico Infectologista – Rede FHEMIG / Hosp. João XXIII e HC. 

Seminário de Saúde Única do CRMV-RJ

Texto modificado do canal CRMV-RJ Oficial (Youtube)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram o Seminário de Saúde Única no dia 10 de novembro de 2020, através da plataforma Sympla, via aplicativo Zoom. A sessão foi realizada em formato virtual, considerando as medidas restritivas de isolamento social para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19).

Palestrantes:
Paulo Abilio Varella Lisboa (Pesquisador ICICT/FIOCRUZ)
Hélio Autran de Morais (Pesquisador/Professor Oregon State University)
Luiz Eduardo Ristow (Diretor TECSA/BH)
Alexander Welker Biondo (Pesquisador UFPR)

Mediação:
Carla de Freitas Campos (Diretora do ICTB/FIOCRUZ)

A apresentação pode ser acessada aqui.

One Health – Marinhos/Sistemas Aquáticos

Por Amy Borges Moreira

A saúde dos ecossistemas aquáticos vem sendo alterada em virtude do escoamento de efluentes e resíduos químicos, da presença de resíduos sólidos, farmacológicos, dos compostos radioativos, dos orgânicos persistentes, da entrada de espécies invasoras e de eventos ambientais extremos. O surgimento de doenças e de patógenos de origem aquática sinalizam um desequilíbrio, podendo gerar diversas consequências. Ainda, a presença de patógenos terrestres em ecossistemas aquáticos e em animais aquáticos demonstraram como a saúde ambiental e animal, terrestre e aquática, são interdependentes. Compreender o potencial e dinâmica de veiculação hídrica de patógenos é muito importante para o desenvolvimento de medidas de prevenção e mitigação. Diante do desequilíbrio ecológico, observa-se também perda de biodiversidade. Esses problemas, somados ao aquecimento global, podem intensificar-se e, por exemplo, contribuir para a florescência de algas nocivas.

Adicionalmente, diversas espécies aquáticas têm sido indicadas como sentinelas. Ao olhar da Saúde Única ou “One Health”, a saúde de animais sentinelas reflete a saúde do ambiente em que vivem. E reflete também em nós: humanos. Ainda com menos frequência, são também conhecidos os grandes desastres nos oceanos com derramamentos de óleos. Os efeitos tóxicos no mar trazem consequências indeterminadas, estendendo-se à população litorânea, dependente das atividades, como a pesca e aquicultura. E tão importante quanto, é a saúde fluvial para as populações dependentes dos ecossistemas fluviais.

O subgrupo “Sistemas Aquáticos da Rede Saúde Única Brasil” tem abordagem temática interdisciplinar e a proposta de discutir questões, buscar parcerias, cooperações e desenvolver ações e pesquisas transdisciplinares voltadas à saúde humana, animal e ambiental no âmbito da saúde dos ecossistemas aquáticos. Para saber mais, contacte-nos através do e-mail onehealthsistemasaquaticos@gmail.com e siga-nos no Instagram @onehealthmsa.

Seleção para Mestrado Profissional em Saúde Única

Estão abertas as inscrições para preenchimento de vagas no Programa de Pós-Graduação na modalidade Mestrado Profissional em Saúde Única (PMPSU), para profissionais que atuem nas áreas de saúde, agricultura e ambiente, para o desenvolvimento de projetos de intervenção em prefeituras, institutos, empresas públicas e/ou privadas e demais órgãos que formalizem um instrumento de legalidade com o PMPSU da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para qualificação de seus colaboradores.

Inscrições: 29/06/2020 a 19/07/2020

Maiores informações: http://www.prppg.ufrpe.br e http://www.pmpsu.ufrpe.br

One Health Platform

Por: Rede One Health Brasil

No dia 03 de junho, organizadores e referências regionais da Rede Saúde Única Brasil tiveram a oportunidade de conversar por videoconferência com o Prof. John Mackenzie e Elina Martin, da One Health Platform.  Esta organização corresponde a um dos principais centros de referência científica e rede de contatos para pesquisadores e profissionais atuantes no conceito de Saúde Única ao redor do mundo.

Neste encontro, o Prof. Mackenzie, um dos iniciadores da One Health Platform, compartilhou as ações executadas e objetivos por eles almejados e, oportunamente, descrevemos também algumas de nossas ações e os avanços organizacionais recentemente alcançados. Ressaltamos ainda, o interesse de unirmos esforços junto a “International One Health Coalition”, parceria colaborativa entre a One Health Platform e organizações governamentais, não-governamentais e instituições internacionais. Desta forma, a Rede Saúde Única Brasil agora aparece ao lado de organizações proeminentes como a One Health Initiative, EcoHealth Alliance, One Health Comission, One Health European Joint Programme, dentro outras. Esperamos com isso, possibilitar a realização de futuras parcerias que reforcem a relevância do conceito de Saúde Única em nosso país.

Registre-se para o recebimento do “One Health Media Bulletin” da One Health Platform, clicando aqui.

Blog One Health Brasil

Por: Rede One Health Brasil

O Blog One Health Brasil é um espaço para atualização de profissionais e estudantes interessados no conceito de Saúde Única. Estando em consonância com os propósitos listados pela nossa Rede, esperamos que este seja um canal para a divulgação de informação técnico-científica e estímulo para a implementação de medidas interdisciplinares e intersetoriais em território brasileiro.

Assim, convidamos a todos para participarem ativamente deste Blog, seja através da redação de postagens associadas ao foco da página, discussão nas publicações mais recentes, ou compartilhamento e divulgação nas redes sociais. Que o trabalho em conjunto, um dos pilares centrais do conceito de Saúde Única, seja também verificado neste espaço virtual.

Futuramente adicionaremos instruções para a redação de postagens em nosso blog.