One Health Brasil

One Health  (Saúde Única) oferece uma abordagem de sistemas para tópicos complexos que envolvem as interações entre diferentes esferas de uma Saúde Planetária, e tem sido cada vez mais importante em uma era de rápidas mudanças que incluem a alteração do meio ambiente, a globalização e as mudanças climáticas. Essa abordagem exige novos tipos de parcerias inclusivas e sustentáveis, apoio a pesquisas com colaboração transdisciplinar, a fim de realizar avaliações integradas e intervenções que consideram a saúde interconectada de seres humanos, animais e meio ambiente.

O que somos? 

Rede de integração, pesquisa colaborativa e divulgação profissional/científica sob a ótica da Saúde Única no Brasil, com o intuito de agregar pesquisadores, docentes de instituições de ensino superior, estudantes de pós-graduação e graduação de cursos diversificados, profissionais de saúde que atuam nos serviços relacionados à interseção interdisciplinar saúde animal – saúde humana – saúde ambiental, assim como profissionais de empresas privadas e governamentais que desenvolvem atividades relacionadas à Saúde Única, trabalhando em conjunto com gestores de diferentes níveis (local, regional, nacional e global).

Missão e Visão

Missão

Facilitar, orientar e apoiar esforços por meio da promoção de competências e ações interinstitucionais em prol da  Saúde Única no Brasil.

Visão

Tornar-se referência no Brasil e na América Latina como rede promotora de parcerias e colaborações efetivas, nos âmbitos nacional e internacional, perfeitamente alinhada aos princípios da Saúde Única.

Valores

Integração intersetorial, multidisciplinar e interinstitucional

Prontidão para colaborações sustentáveis e inclusivas

Rede de parcerias em nível nacional e internacional

Inovação em práticas e ações de Saúde Única Global

Ética e transparência

Respeito à vida e ao Planeta

Diversidade e inclusão humana e cultural

Propósitos

1. Divulgar informações técnico-científicas na área da Saúde Única
2. Instituir uma rede de contatos para mobilidade docente e discente nas diferentes instituições que desenvolvem ações de extensão e pesquisa em Saúde Única, a partir dos instrumentos interinstitucionais de cooperação técnica e/ou mobilidade
3. Promover e estimular a organização de eventos acadêmico-científicos que contribuam para a discussão dos aspectos da Saúde Única no Brasil
4. Favorecer a integração ensino-serviço-comunidade para a implantação de ações de pesquisa e extensão em Saúde Única, nos diferentes territórios e regiões do Brasil
5. Divulgar o conceito de Saúde Única para outros profissionais de saúde e áreas afins, estimulando o desenvolvimento de práticas multiprofissionais nas áreas da saúde animal, humana e ambiental.

Temas

Saúde Humana, Animal e do Planeta, Resistência Antimicrobiana, Produção e Segurança Alimentar, Inocuidade e alimento seguro, Bioterrorismo, Mudanças Climáticas e Conservação do Meio Ambiente, Doenças Emergentes e Negligenciadas, Animais domésticos e selvagens como sentinelas, Agricultura, Microbioma, Saúde Coletiva, Antropologia, Economia  e Políticas Públicas, Bem-Estar (One Health, One Welfare), Humanidades e Artes desenvolvidas por meio do conceito e abordagem da Saúde Única.

Plataforma de colaboração

Nossa rede está trabalhando na construção de uma plataforma de colaboração e biblioteca de interesse na Saúde Única contemplando seus diferentes temas de abrangência. Lá você terá acesso a todos os materiais como artigos científicos de bases indexadas, manuais, boletins e notas técnicas oficiais dos ministérios do Brasil, legislações oficiais (portarias, decretos, instruções normativas, etc) e poderá encontrar dados da rede de profissionais no país que atuam em diferentes áreas de interesse na Saúde Única para colaborações, orientações/tutoria, estágios e demais oportunidades que a rede pode proporcionar aos seus participantes. Participe conosco e colabore com materiais para o nosso repositório. 

Para ter acesso à plataforma enviem email para: saudeunicabrasil@gmail.com 

(Coloque no assunto da mensagem “Acesso Plataforma One Health Brasil”)

Tópicos: One Health, EcoHealth and Planetary Health

Faça parte

Preencha o formulário abaixo e conecte-se com a Rede

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfyGkpiRfI-6nSg38lbm5MUNSnN-TA0f1qUaViy2vYXFl8VFw/viewform

No WhatsApp: Envie sua solicitação para saudeunicabrasil@gmail.com
(Coloque no assunto da mensagem “Entrar WhatsApp One Health Brasil”)
Dada a limitação de participantes, incluiremos seu nome na lista de espera e adicionaremos oportunamente a cada vaga disponível.

Nossas redes

Instagram
Youtube

Twitter
Facebook

Saiba mais. Links úteis http://www.onehealthinitiative.com/ https://www.onehealthcommission.org/ https://www.planetaryhealthalliance.org/planetary-health https://www.ecohealthalliance.org/ https://www.onewelfareworld.org/

Organizadores

Christina Pettan Brewer (University of Washington, Embaixadora da Fulbright One Health, Membro Fundador e Co-Lider na Rede One Health Latin América/Ibero Caribe)
Daniel Friguglietti Brandespim (Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE)
Daniel Paiva Barros de Abreu (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e representante da América do Sul na International Student One Health Alliance – ISOHA)
David Soeiro Barbosa (Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG/London School of Hygiene and Tropical Medicine, University of London)
Luiz Arreguy Maia Filho (Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE)


Referências regionais


Norte – Flavia Ward (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron)
Nordeste – Lenka de Morais Lacerda (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA)
Centro-Oeste – Juliana Arena Galhardo (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS)
Sudeste – Adolorata Aparecida Bianco Carvalho (Universidade Estadual Paulista (Unesp). Câmpus de Jaboticabal, São Paulo)
Sul – Alexander Welker Biondo (Universidade Federal do Paraná – UFPR)

%d blogueiros gostam disto: